quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Diretor do Grupo de Comercialização Global apresenta estratégias do Instituto IC² a gestores de incubadoras de Minas

Sid Burback, Diretor do Grupo de Comercialização Global (texto da apresentação na íntegra) - Bem-vindos ao Texas e a Austin, a melhor cidade dos Estados Unidos. O Instituto IC² foi criado para ser um corpo de conhecimento tecnológico. É baseado em duas vertentes do pensamento, de conhecimento, e da prática onde esse conhecimento é colocado em prática. A Incubadora Tecnológica de Houston, o GCG e o IC² estão juntos, em como comercializamos e para a criação de riquezas, como tudo isso é implementado. 

Vou falar a respeito da universidade e do Instituto, e das coisas que somos capazes de fazer tanto na teoria quanto na prática. Para começar, uma visão geral da universidade do Texas. Fundada em 1883, é uma das maiores universidades dos Estados Unidos, sediada em um campus urbano. O slogan da universidade é "O que começa aqui muda o mundo". A universidade é uma das cinco maiores dos EUA em termos de pesquisa, e essa informação nos foi dada ontem.

A universidade não só tem excelência em pesquisa, mas também tenta comercializar as tecnologias desenvolvidas na universidade. Ao longo do tempo, foram criadas mais de 37 empresas que comercializam a tecnologia gerada na universidade. Transformamos a tecnologia em produtos comerciais e criamos mais empresas que qualquer instituição de ensino no Texas. O significado de IC² é I=Inovação, C=Criatividade e C=Capital. Criado em 1977, o Instituto não foca somente na pesquisa, mas também em comercializar o conhecimento gerado. Temos ´braços´ em seis países e cooperação em 19 países diferentes. Pensamos no instituto como um ecossistema de criação de riquezas a partir do conhecimento.

Os componentes do IC² são o GCG, que é o programa de desenvolvimento e gerenciamento internacional, o Austin Technology Incubator, escritório de pesquisa de negócios e o programa de mestrado em tecnologia e comercialização. Os programas no mundo geraram mais de cem acordos de cooperação de tecnologia fora dos Estados Unidos no período de três anos. O tema central é justamente conectar a inovação a mercados globais.


Existem cinco pontos: o desenvolvimento de C&T local para gerar um programa de resultados a curto prazo. Há muito esforço colocado no desenvolvimento de capital humano e de negócios. Não é uma questão de consultoria, mas de transferir know-how de como fazer a comercialização. Temos foco no mercado e desde cedo o IC² expõe a tecnologia à realidade de mercado. Então essa transferência de know-how mais esse foco no mercado é que vão gerar esses resultados já em um estágio inicial.

Os programas são gerados para criar negócios reais em um período de doze meses. Essas são quatro das principais ferramentas que utilizamos: gerenciamento internacional de incubadoras, uma ferramenta que utilizaramos, por exemplo, no Chile. O gerenciamento do escritório de transferência de tecnologia, que utilizamos para ajudar as universidades a desenvolverem melhor suas pesquisas e o treinamento empresarial e o desenvolvimento de negócios internacionais, um grupo de pessoas trabalhando para levar esse conhecimento e tecnologia gerada aqui para o mercado internacional. Isso permite que tenhamos muito sucesso para gerar a criação de riquezas nos locais onde estamos trabalhando.

Tópicos relacionados ao gerenciamento internacional de incubadoras: Treinamento avançado, desenvolvimento de uma cultura global de negócios, desenvolvimento de uma rede de capital global, serviços ao cliente em setores específicos, a construção de networking, a avaliação das oportunidades de mercado estrangeiro, atração de investimento estrangeiro direto, desenvolvimento de estratégias de negócios globais, alianças e parcerias estratégicas globais, táticas para entrar em mercados internacionais, interação entre os diversos países e diversas culturas nesses negócios globais e estratégias de licenciamento globais.

O Quicklook é o sistema de avaliação de tecnologias. A metodologia foi criada pelo IC² e pela Nasa para avaliar as tecnologias geradas pela Nasa. O que os diferencia é que o IC² é focado na avaliação da inserção da tecnologia no mercado. A grande vantagem é que você tem uma ideia específica de mercado em relação à nanotecnologia. É gerado então um relatório que vai dizer se essa tecnologia está pronta para o mercado, a qual mercado ela é mais apropriada e em como você pode entrar nesse mercado com mais eficiência. Temos utilizado essa metodologia para avaliar milhares de tecnologias nos últimos anos. O Quicklook é uma das competências principais do IC² e é parte desse sistema de transferência de know-how para os parceiros internacionais.

Paulo Garcia - É possível utilizar essa tecnologia para estabelecer prioridades em termos de linhas de pesquisa? Em quais áreas investir recursos? O que priorizar na minha instituição?

Primeiro definimos dentro de um grande número de tecnologias, avaliamos um grande número de tecnologias. Dentro disso fazemos então um ranking de possibilidades de investimento, de como investir. É importante para os gerentes das incubadoras para avaliar as novas empresas entrando na incubadora.

O Quicklook é focado na tecnologia porque faz perguntas sobre a tecnologia. Poderiam usar metodologias semelhantes para detectar quais as falhas e quais os nichos de mercado ainda não foram explorados. É a avaliação das tecnologias reais.

Angélica Salles (Biominas) – A metodologia inclui a valoração da tecnologia?

Não nesse estágio. A valoração é feita em um outro passo e temos uma outra forma de valorar, depende do tipo de tecnologia. Pensamos nisso como uma caixa de ferramenta. Existem várias ferramentas para cada tecnologia. Na verdade, há vários caminhos a serem seguidos dependendo do que está sendo feito e de como comercializá-lo. E o Quicklook vai dar essa noção de qual caminho seguir (nos estudos de caso, em momento posterior, serão apresentados)

Visão geral dos tópicos abordados, focado na comercialização da tecnologia produzida na universidade e um dos tópicos é a valoração. Modelos de transferência de tecnologia, criação e gerenciamento. Primeiro passo para o patenteamento nos EUA. Busca, prospecção de tecnologia. Desenvolvimento de estratégias de propriedade intelectual, fazendo essa ponte entre os financiadores e o pesquisador, em operações eficientes. Como encontrar maneiras criativas de disponibilizar esses recursos. Inteligência efetiva de marketing e competitividade, promover tecnologias e o escritório de transferência de tecnologia, licenciamento, valoração, estratégias de negociação bem sucedidas. Linhas bastante gerais que podem ser customizadas para cada necessidade específica.

O programa do mestrado é focado na geração de riqueza a partir da tecnologia. Tem um ano de duração, de Maio a Abril e tem três focos: avaliação de tecnologia, plano de risco e plano de financiamento desses novos negócios. Pode ser um mestrado conjunto, feito aqui e fora, existe também a possibilidade também de criar mais parcerias, como a Universidade Federal de Juiz de Fora. Um módulo pode também ser no México e outro na Holanda. Existe a possibilidade de criação em Minas Gerais.

Kevin Schroeder - Estamos organizando uma visita do Professor Evaldo e do Professor Cheng.
Paulo Garcia - Existe um movimento para a criação de uma pós-graduação em Minas Gerais e uma parceria seria bom para todos nós.

Treinamentos empresariais – existem seis módulos: Processo global de comercialização de C&T no módulo I. No módulo II, planejamento de risco de desenvolvimento e negócios, apresentações e financiamentos de novos riscos globais, marketing da inovação tecnológicas, estratégias de tecnologias competitivas.

O diagrama é um modelo de como os programas acontecem. Começamos com tecnologias locais e empresas existentes. O objetivo é a criação de empresas locais, que utilizam tecnologias locais e também a melhoria dos negócios existentes e negócios internacionais. O caminho que percorremos para chegar a esse resultado é: nos estágios iniciais utilizamos a metodologia do Quicklook para avaliar e selecionar as tecnologias. 

E a partir do relatório feito pelo Quicklook traçamos então as estratégias de comercialização, qual mercado, como entrar no mercado. O último passo é conectar essas tecnologias selecionadas com a possibilidade de comercialização. É a ponte entre a tecnologia desenvolvida e o mercado. Há diversas habilidades, capacidades para apoiar esse modelo. Educação empreendedora, redes de negócios e expertise global, redes de capital, parceiros corporativos, recursos de universidades e pesquisa e desenvolvimento.

Esses são alguns parceiros do programa e eles trazem o seu conhecimento para as necessidades específicas do programa. Essas são algumas das instituições de ponta no país hoje e a parceria com o Instituto permite que tenhamos um programa realmente poderoso para avaliar tecnologias de qualquer setor.

Alguns programas que estão acontecendo no Instituto: primeiro é um projeto chamado TecBar, Technology Business Accelerator, ou Acelerador de Negóciois Tecnológicos. É uma parceria entre a Universidade do Texas e o Governo  do México. O objetivo do TecBar é ajudar as empresas mexicanas a se estabelecerem no mercado americano. Está em operação desde 2005 com mais de 50 empresas e ajudou os seus clientes a criarem mais de U$30 milhões em receita.

O Programa de Crescimento de Inovação da Índia, meu favorito, foi iniciado em 2006, e opera dentro da economia da Índia e do mercado internacional. Revisamos mais de mil tecnologias em um período de três anos e o programa já gerou mais de U$50 milhões de receita para as empresas clientes. O programa é patrocinado pela LocHeat Martin Corporation e também pelo Departamento Indiano de C&T. Ele foi recentemente estendido em mais dois anos. O programa inclui treinamento de inovação, treinamento de gerenciamento de incubadoras e o desenvolvimento de negócios internacionais.

Como resultado do sucesso desse programa, o Governo da Índia já lançou mais dois programas em parceria com o IC². Trabalhamos com o Ministério de Defesa para comercializar tecnologias militares para o mercado civil. Estão começando um programa espacial para a Índia para comercializar essas tecnologias espaciais, para ajudá-los a vender essas tecnologias. Um programa similar ao indiano acontece na Coréia do Sul, na província Gyeonggi. O progama já acontece há dois anos e está prestes a ser estendido por mais três anos. O cliente deles é o Governador de Gyeonggi. Esse é um programa de gerenciamento de incubadoras também patrocinado pela LocHeat e pela Corfeaut. O primeiro projeto no qual trabalhei foi na Polônia, em 2003, também patrocinado pela LocHeat. Nós também criamos incubadoras dentro do programa, que ainda funcionam, e instalamos o programa em uma universidade na Polônia. E isso conclui a apresentação que preparei para vocês. Muito obrigado!

Sobre o IC² - Como uma unidade de pesquisa interdisciplinar da Universidade do Texas em Austin, o Instituto IC² avançou na teoria e prática empresarial de criação de riqueza. As teorias e hipóteses desenvolvidas na IC² são testadas em escala por meio de vários programas mundialmente reconhecidos: o Austin Technology Incubator, uma das incubadoras mais importantes no mundo de negócios, o Bureau of Business Research, que fornece aos líderes do Texas dados de pesquisas para reforçar a economia do estado, e o Grupo de Comercialização Global, para catalisar as economias emergentes do conhecimento em todo o mundo. 

O apoio a estes programas é realizado por uma equipe pró-ativa, os alunos de uma faculdade premiada, pela Incubadora Tecnológica de Austin (ATI), assim como uma rede de cerca de 160 bolsistas ativos que estendem o alcance do talento do Instituto em casa e no exterior. O trabalho dos professores da Universidade do Texas em Austin, cuja pesquisa é complementada pelo IC² Institute, apóia diretamente a criação de novos conhecimentos.

Assista o vídeo institucional sobre o IC² no endereço http://www.ic2.utexas.edu/video/ic2.mov

Para entrar em contato com Sid Burback envie uma mensagem para sid@ic2.utexas.edu
Endereço do IC²: 2815 San Gabriel, Austin, TX 78705
Telefone: +1 512-475-8900
E-mail geral: info@ic2.utexas.ed



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