sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Incubadoras mineiras buscam internacionalização

Oportunidades de co-incubação, intercâmbio de incubadoras e internacionalização das empresas mineiras. Estes foram alguns dos temas tratados nas reuniões que os gestores de incubadoras de empresas de base tecnológica de Minas Gerais participaram hoje (27), no Houston Technology Center (HTC) e na Rice University, no estado do Texas.

Quais são os caminhos seguidos pelas incubadoras dos EUA até o mercado, como é o ensino e quais são as estratégias adotadas para estreitar as relações entre as empresas e os investidores, especialmente com o capital de risco e angel, além de várias outras ações para estimular o empreendedorismo?

A universidade Rice, por exemplo, realiza a maior competição de planos de negócios do mundo, com prêmio superior a U$ 1 milhão aos vencedores. A diretora da Rice Alliance, Mary Lynn, solicitou que as incubadoras mineiras possam ser o contato com as universidades em Minas para estimular a participação de projetos brasileiros, já que cada equipe deve ter, pelo menos, um aluno de graduação. A próxima edição será realizada entre os dias 14 e 16 de abril. Segundo Lynn, podem participar empresas de todo o mundo, sediadas em qualquer país e não apenas nos Estados Unidos. "Não é apenas uma competição acadêmica. Empresas de diversos países vem conhecer as tecnologias que disputam o prêmio. São tecnologias reais que mostram que nossos alunos estão realmente engajados em começar um negócio. Já tivemos a participação de 190 times e 97 deles ainda são empresas que estão no mercado", afirmou.

Nenhum comentário: